domingo, 8 de abril de 2012

Cristo x Cristianismo

Vivemos um tempo onde o nome de Jesus Cristo tem sido usado para tantos propósitos malignos, que muitos não conseguem enxergar o abismo que existe entre sua figura - e seus ensinamentos - e a podridão em que o Cristianismo se tornou. Jello Biafra parece ter conseguido.


Jesus Was a Terrorist - Jello Biafra & NoMeansNo
do album The Sky Was Falling and I Want my Mommy, de 1991





Jesus was a terrorist
Enemy of the state
 That’s what romans labeled him
 So he was put to death



Não é exagero de Jello. Os Romanos consideravam Jesus Cristo uma ameaça política, enquanto o rei Herodes, temia que lhe tomasse o trono. Estudos históricos dizem que Jesus era um homem perigoso ao establishment da época e Biafra parece saber disso.
Aí, vamos mais além:


He died for his beliefs
 What’s changed today?



Biafra dá a dica do que ele acredita: Jesus foi um cara que morreu pelo que acreditava e pelo que ensinava. No entanto, pouco restou dos seus ensinamentos e seus seguidores de hoje transformaram-se nos "Romanos" que o crucificaram.


Today bible-thumping cannibals
Reap Money from his name
 Buy cable networks & power
 With old ladies checks



Um homem que ensinou o desapego agora tem “seguidores” pedindo dinheiro, comprando canais de TV, sempre com o pretexto de “levar a palavra de Deus”, à custa de pessoas ingênuas (como as pobres velhinhas), enquanto suas contas bancárias em paraísos fiscais engordam a cada segundo.


If Jesus saw Pat Robertson
What do you think he’d say?


Parece que a bronca de Biafra não é com Jesus e sim com seus "seguidores". Pat Robertson* é um exemplo de religioso conservador e ambicioso, como tantos que vemos por aí. Jesus não diria algo agradável a ele, mas certamente diria algo muito pior ao Macedo, ao Valdomiro, ao Malafaia e outros "lobos em pele de cordeiro".  "Afaste-se de mim satanás".


Tax-free they re-write our laws
And sick’em on you
 Women don’t control their bodies
 TV preachers do



Igrejas são isentas de impostos por, teoricamente, se tratarem de instituições sem fins lucrativos. Uma igreja precisaria de dinheiro apenas para se sustentar e manter obras de caridade. Deveria ser assim. Na verdade, a isenção de impostos é um dos maiores aliados no enriquecimento de muitas igrejas. Esse enriquecimento possibilita a compra e eleição de políticos que não servirão ao povo, mas aos interesses delas. No Brasil tem sido muito comum políticos evangélicos proporem leis opressoras ao povo, tentando enfiar goela abaixo seus dogmas hipócritas e sua cultura.


Quanto à mulheres, Cristo era seguido por muitas, provavelmente por ser o único homem que as tratava com dignidade numa sociedade que as desprezava. Nos primórdios do Cristianismo, mulheres lideravam cultos e rituais. No entanto, os "homens de deus" trataram de limitá-las às funções de mãe e esposa, sempre subalternas e sem o direito de escolher seu destino.


Censor everything from bathing suits
To science books
From the schoolroom to the bedroom
They want your thoughts – or else



Além de tirarem dinheiro do povo e conquistar poder político, também dominam as ideias e o estilo de vida de seus ingênuos seguidores, com censuras e terrorismo psicológico. Impõem padrões de aparência e de conduta. E quem não se adapta...


They treat us like the Romans
Used to treat the Christians
 Even some churchgoing folks are scared



Nos primeiros anos do Cristianismo, os Romanos cometiam diversas atrocidades contra os cristãos – considerados rebeldes e hereges. Os “cristãos” de hoje não são muito diferentes; vemos muitos pregando o ódio e a intolerância a quem não se encaixa nos seus padrões com tal veemência, que assusta até alguns fiéis.


Modern catacombs of fear
Built with money, power and threats
Rock n’ roll is labeled porn

Sell a record you under arrest


Igrejas gostam de impor medo, porque pessoas com medo são mais fáceis de serem manipuladas. Com medo do inferno e da “danação eterna”, ingênuos ficam cegos e obedecem a tudo que lhes é determinado. Uma das instituições do medo apoiadas pela igreja foi a
Parent’s Music Resource Center, criada em 1985. Era formada por esposas de políticos e homens de negócios, apoiados pelo mesmo Pat Robertson citado anteriormente. Seu objetivo era censurar qualquer música e perseguir qualquer músico que, a seu ver, fosse ofensivo aos seus padrões puritanos. Em 90, o selo “Parental Advisory: Explicit Lyrics” estampava diversos álbuns.


Instead fighting AIDS
They try to stop us having sex
They brag they won’t quit
Till they take dominion under our lives



Faz parte da infiltração protestante na política a prática do cerceamento às liberdades individuais, com o pretexto de proteger a sociedade do "mal". Jello fala da AIDS e a satanização do sexo, mas podemos estender a ideia à “guerra às drogas” que tanto nos EUA quanto no Brasil, já matou mais gente que o próprio abuso de entorpecentes. E nem precisamos ir longe para encontrar um bom exemplo dessa postura. Aqui no ES o Dep. Reginaldo Almeida ficou conhecido por tentar proibir a comercialização de RPG’s e a realização de raves. Partindo de casos isolados de morte e abuso de drogas relacionados a ambos, é muito mais fácil espalhar o pânico e cortar a liberdade de todo um grupo, do que procurar uma solução e uma resposta real para esses desajustes sociais. E não adianta reclamar, porque eles não vão desistir. Afinal, acreditam fielmente que são os "escolhidos de Deus para salvar o mundo".


Is freedom of speech such a terrorist act
Is spiritual peace such a satanic threat
Believe what you want
But we’ll fight to keep
Our heads from being cemented in your sand



E, assim como aconteceu com Jesus, muitos de nós somos considerados “terroristas” e “condenados ao inferno” pela Igreja. Seja por expor questionamentos a dogmas religiosos, seja por buscar paz espiritual por outros caminhos. Jello, em sua sabedoria, consegue separar a figura de Jesus de toda a podridão construída pelo homem em seu nome. Sabe que, se vivesse hoje, Jesus também seria perseguido pela Igreja.


Biafra falou do Jesus humano, aquele que deixou ensinamentos universais e que são compartilhados por outras crenças, como o amor incondicional, desapego aos bens materiais, tolerância e humildade. A luta é contra os opressores "cristãos", não contra Cristo.


Se Jesus é Deus ou não, se ressuscitou ou não, é uma questão de fé. E fé é algo pessoal e intransferível. Fé não é questão de escolha; é uma experiência particular que nos leva a acreditar em algo que não se vê. Não esté relacionada ao sentimentalismo barato praticado pelas igrejas. Fé não se impõe; se vive. Ninguém pode oprimir ou ser oprimido por causa da sua fé. Ou pela ausência dela.


Boa páscoa a quem crê e a quem duvida.


Jah bless!


*Ironicamente, Pat Robertson recentemente mostrou-se favorável à legalização da cannabis. Estaria ele tentando fazer as pazes com o Todo-Poderoso?


@ThatianaX

Nenhum comentário: